Expandir seu negócio significa encarar diversos desafios, mas também descobrir novas oportunidades. Veja cinco dicas para crescer mantendo a qualidade do seu produto ou serviço.

Crescer é essencial. Empresas que "andam de lado" não inovam no mercado e não dinamizam a economia de uma sociedade. Entretanto, alguns empreendedores caem em um dilema em uma determinada fase do negócio: como fazer isso com controle, estratégia e planejamento? As respostas não são tão óbvias assim, mas podem ser divididas em etapas para ter uma gestão bem feita e, consequentemente, expandir sua atuação com qualidade.

Desafios aguardam o empreendedor que tem vontade de escalar, mas a recompensa, por sua vez, é muito mais satisfatória. Confira cinco dicas de planejamento estratégico desde os primeiros passos, além de te alertar sobre a atual situação do país, como aprender com seus concorrentes e lidar com a ansiedade.

O sucesso pode demorar. Saiba como lidar com isso. Dave Goldberg, CEO do SurveyMonkey, demorou de 5 a 6 anos para fazer a sua empresa dar certo. O seu segredo? Contar com a possibilidade real de falha e aprender com os fracassos – uma maneira muito comum de pensar nos Estados Unidos, mas que no Brasil ainda é vista sob muita negatividade.

Os primeiros passos rumo ao sucesso. Faça uma análise da sua oferta e como seus concorrentes se posicionam. Ao conhecer as limitações da própria empresa, você terá menos chances de errar na hora de atender os seus consumidores. A dica é de Carlos André, presidente da Software AG.

Crescimento não é igual desenvolvimento – nem nos negócios. Muitas empresas crescem, vendem mais, mas pioram a qualidade do atendimento. É preciso manter a competitividade. Para isso, Yoshio Kawakami, presidente da Volvo Construction Equipment Latin America, recomenda fazer uma análise SWOT, para listar os pontos fracos, fortes, oportunidades e riscos.

Os melhores funcionários podem ser "coaches" internos. Como fazer isso? Quando um integrante novo chega na sua empresa, coloque o seu melhor funcionário daquele setor para acompanhá-lo. De acordo com Sandra Betti, sócia da MBA Empresarial, é preciso identificar aqueles que transmitem melhor a cultura da sua organização e disseminá-la pela equipe.

Crie uma estratégia para crescer com controle. As variantes dependem do modelo de negócio, do produto e serviços oferecidos, do capital disponível e do público alvo. Quer entender melhor? Confira este e-Talk, com Carlos Miranda, sócio da BR Opportunities, no qual ele mostra conceitos para você levar em conta na hora de expandir sua empresa e consolidar sua posição no mercado.